15 de junho de 2011

4º dia no Japão: saudades e reuniões

Hoje a saudade está violenta. Ver minha Cora no skype partiu o coração e até um arrependimento por tê-la deixado. O que me deixa um pouco menos angustiada é saber que ela está com a Vovó. Obrigada por amar tanto minha Cora e cuidar dela com todo o amor que existe no mundo, mãe...

Ai, ai...

O dia foi duro: somente reuniões. Primeiro no MMA, depois no Serviço Florestal. Muitas informações interessantíssimas: 67% do Japão é florestado! Sabia? Fiquei impressioanda. Outra informação: Flonas e Parques Naturais são geridas por diferentes órgãos ambientais. Mais uma: existe um ecossistema específico, Satoyama, que é extritamente dependende de atividades humanas de cultivo para existir. Se o homem abandona o campo, o ecossistema desaparece. Isso porque o convívio do homem com a natureza já tem mais de 10 mil anos!!! A presença do homem na Satoyama está relacionada ao aumento da biodiversidade, pois muitas espécies de plantas e animais só sobrevivem nesses ambientes. Isso sim me parece um relacionamento harmonioso homem x natureza, coisa que eu jurava não existir.

Pois quem diria: o Japão está cercado de florestas, mesmo em Tóquio, se vê muitas árvores. A arborização urbana é incrível e realmente torna a cidade de 12 milhões de habitantes um lugar muito mais agradável que muitos pequenos centros urbanos brasileiros.

Fim do dia fomos a Hakirabara, um bairro famoso pelas lojas de eletronicos. Pesquisamos bastante, mas não compramos nada. As coisas aqui são MUITO caras. Tudo é caro. Quiçá por sorte se encontra algo em promoção que realmente valha a pena, mas, em regra geral, tudo custa uma fortuna.

A comida japonesa é maravilhosa. Adoro. Mas hoje, especialmente, senti-me saturada. Uma vontade de comer comidinha feita em casa...

Amanhã e depois, tendem a ser dias mais tranquilos. Vamos visitar o Parque Nacional onde está localizado o monte Fuji. Espero desacelerar do ritmo de Tóquio e curtir bastante belas paisagens.

Esqueci de dizer: estou acompanhada de dois colegas do ICMBio: o Allan e o Janeil. Janeil é pai de 3 filhos e um cavalheiro, que tem me apoiado bastante, considerando a gravidez.

Bom, já são quase meia noite e preciso tomar banho para dormir. Amanhã cedo pegaremos a estrada para o norte... parece que está friozinho por la´!

Nenhum comentário: