13 de julho de 2011

A falta que a família nos faz!

Certo que sempre sentimos muito o fato de não termos nenhum parente aqui no Tocantins. Prum passeio num fim de semana, pra uma comemoração, um visita, jogar conversa fora... Mas quando mais sentimos a falta é mesmo na hora do aperto.

Ontem e hoje, eu estava com viagem marcada para Almas, um município há uns 80km daqui de casa. Como é perto, programei de ir e voltar pra dormir em casa. Como sabia que ia ter alterações nos horários rotineiros, avisei a nossa secretária do lar que precisaria especialmente dela nesses dias. Para minha surpresa o papo dela quando chegou aqui em casa ontem de manhã, dia da viagem, foi: "Bom dia! Carol, você pode me dispensar hoje?". Fiquei de cara... realmente, o povo de Rio da Conceição não sabe trabalhar nem tem noção alguma de compromisso. "é que eu preciso ir atrás do meu pai, que tinha que chegar de viagem e não chegou". "Poxa, Vanda, quando te convém, os 1.395 habitantes da cidade são teus parentes, sendo que 1.100 são desempregados. Precisa ser VOCÊ a ir atrás do seu pai? Nós já não tínhamos combinados que hoje eu precisaria de ti? Que que você quer que eu diga? Tá dispensada, vai nessa que hoje eu vou deixar a Cora sozinha pra ver se ela se vira??? Fala sério Vanda, pra você vir me pedir isso, você tem que pelo menos me dar uma opção!"

Seria desastroso eu não comparecer na reunião programada. Várias pessoas tinham sido mobilizadas para o evento e não tinha como desmarcar! Que fazer? Ao contrário da Vanda, eu gosto de honrar meus compromissos...

Se eu tivesse alguém da família aqui, não seria o menor problema: deixava a Cora lá, com pessoa de minha confiança. Mas prestem atenção às coisas que a gente tem que se subornar em função de sei lá o que... Cora acabou ficando aqui em casa com uma mulher que nunca vi na vida, a Maria. Depois, descobri que ela é ex-mulher do Dico (menos pior um mínimo de referência). Maria, a estranha, na minha casa com meu tesouro.

Daí, pra piorar, hoje a Cora ataca uma febre durante a tarde, sob os cuidados da Maria. Ainda bem que a reunião em Almas terminou mais cedo que o previsto. Era pra eu estar em casa às 20h e acabei chegando no meio da tarde, bem no início da febre.

Cheguei e ela estava toda molinha, derretida... sem apetite. Dei antitérmico e a febre baixou, mas não sumiu. Dormiu facilmente, mamou só um trisquinho, mas a febre continua... está na minha cama agora, dormindo. Volta e meia um gemidinho. Ainda agora foi "papa papa".

Complexo. Ao mesmo tempo que somos super felizes aqui, a falta da família e de estrutura parece comprometer tudo.

Nenhum comentário: