10 de janeiro de 2012

Como é fogo estar no fogo

Após meses de ausência da função escritor, volto para contar o que se passou no tempo decorrido. então vamos lá:

Nesses últimos meses muitas coisas ocorreram na minha vida que influenciaram toda a famíla. Estávamos muito tranquilos em Rio da Conceição, quando nosso amigo Gustavo Juquerí me envia um correio eletrônico dizendo de uma oportunidade de contrato temporário de 5 meses no IBAMA/PREVFOGO em Barreriras-BA, cerca de 260 Km de casa, no cargo de Gerente do Fogo Estadual.

No início pensei que não estaria bem deixar a família para trás, porém ao conversar com a Carol, minha grande amiga, ela me salientou da grande oportunidade de aprendizado que poderia proporcionar, que serviria como forma de estudo para os concursos da área ambiental que poderiam vir e sendo relativamente perto, poderia voltar para casa aos finaiss de semana.

Sendo umaa pessoa muita boa e uma grande companheira disse que a famíla estava disposta a encarar essa barra em prol de uma estrelinha no curriculo e uma grande experiência. Como dito seria uma grande forma de estudar um órgão federal estando dentro dele, mesmo que por apenas 5 meses e digo logo que realemnte foi, mudou muito minha visão do "negócio".

Iniciado em julho, época que o fogo já assolava a o ecossistema baiano. Fiquei responsável por coordenar as brigadas de 3 municípios Barra, Barreiras e São Desidério. O trabalho em sí não foi o muito difícil, mas sim a distância da família o que mais me e nos consumiu.

Me acho um bom pai e um bom marido e por isso senti muito a falta de acomnhar a maior parte da gestação da Celeste, que deve chegar a qualquer instante, mas prometo compensar com muito carinho quendo ela estiver em meus braços.

Combater incêndios florestais é uma atividade muito desgatante, quando feita por pessoas treinadas é bonito de se ver. "Meus" brigadistas eram muito bons e destemidos o que proporcionava um pouco de aflição para mim que estava responsável por eles, porém trabalhavam muito bem, o que me tranquilizava. O treinamento realizado pelos instrutores do PREVFOGO é muito bom e a seleção realmente escolhe os melhores, sem interferências de qualquer parte.


No dia 22 de agosto um grande susto, saíde casa as 4 da manhã para ir para Barreiras como fazia as segundas feira, ao passar por Luis Eduardo, por volta das 6 da mnhã no lusco fusco, um cavalo na pista que ví a uma distância muito desconfortável e agora o que fazer, mas quando vi tinha desviado dele e o carro estava e cabeça para baixo, que susto. quando carro escorria no asfalto com as rodas para cima eu só pensava "para, para, para" e ele parou sem ir para a terra e sem capotar mais vezes, que na verdade nem sei quantas foram.

Como puderam acompanhar nas postagens da Carol esse período foi um pouco penoso com nascimento de dentes, com saudade do papai, troca de secretária do lar, porém estamos firmes e fortes para contar nossa hitória.

Espero esse ano dar mais o ar de minha graça nesse meio escrito, sei que só depende de mim, por isso vou me esforçar.

Nenhum comentário: